2. A Grávida

A grávida atravessa um universo de transformações durante os 9 meses, tanto físicas como psicológicas, de forma a criarem-se as condições necessárias para o desenvolvimento fetal, bem como, para preparar a mãe para o momento do parto. De entre as quais, o aumento uterino, aumento mamário, aumento de peso, dificuldade na circulação sanguínea, aumento da curvatura lombar, por exemplo.

Todas estas transformações maternas vão inferir na mãe, alterações posturais, desconforto, retenção de líquidos, urgência/incontinência urinária ou até mesmo dor, como dor lombar.

Porém todas estas alterações de bem-estar e de saúde, na gravidez, podem ser tratadas, prevenidas, com um acompanhamento específico. Sempre com o principal objetivo de promover uma gravidez tranquila, harmoniosa, e promover um trabalho de parto otimizado.

Exercício na gravidez

Segundo a, “2019 Canadian guideline for physical activity throughout pregnancy”, a atividade física é uma das estratégias a adotar para colmatar consequências das transformações sentidas no corpo da mulher durante os 9 meses de gravidez.

Ou seja, na ausência de contraindicações, o exercício físico na gravidez promove menos complicações no recém-nascido, bem como, reduz na mãe o risco de pré-eclâmpsia, hipertensão, diabetes gestacional, parto por cesariana, parto instrumental, incontinência/urgência urinária, ganho de peso excessivo, depressão e dor lombo-pélvica.

 

Drenagem Linfática na Gravidez

Desde os primeiros meses de gestação que podem ocorrer retenção de líquidos, na gravidez. Mais comum, após longos períodos de tempo em pé, nos tornozelos e pés, e também, mãos. Isto acontece, porque o aumento do tamanho do útero dificulta a circulação sanguínea, para os membros inferiores. 

Este “inchaço”promove também mau estar generalizado, “pés pesados”, “pernas pesadas”, levando geralmente a um “maior cansaço”, como tantas vezes é referido pelas mães.

Sabendo que a “retenção de líquidos” passa pela insuficiente filtração das impurezas do sangue, ocorrendo bloqueios e a  consequente acumulação das mesmas no organismo, a Drenagem Manual Linfática é uma excelente aliada nestas condições. Sendo uma técnica de massagem que promove a circulação linfática, ajudando o metabolismo a eliminar as toxinas, melhorando também o sistema imunológico. Sa “retenção de líquidos”, Reduzindo e prevenindo, o “inchaço”, “dor” e sensação de “peso/cansaço das pernas”.

 

Massagem de Relaxamento

Durante o período de gestação, a grávida sofre alterações anatómicas, fisiológicas e emocionais, para preparar a grávida para o parto e posteriormente, para a chegada o recém-nascido.

A massagem é uma das formas de comunicação com o corpo da grávida, que num ambiente descontraído e confortável, possibilita a prevenção e alívio das tensões e desconfortos associado à gravidez, e claro, à redução da ansiedade e stress, que muitas vezes é transmitida ao bebé.

É atribuído um relaxamento global e de corpo inteiro à grávida, permitindo que esta viaje num mundo de sensações e tranquilidade.

 

Fisioterapia na Gravidez

As alterações hormonais que promovem a uma maior flexibilidade e extensibilidade dos tecidos moles, dando mais mobilidade às articulações, criando adaptações mecânicas. 

Assim, ocorre um deslocamento do centro de gravidade ao longo dos meses, devido ao aumento da barriga e dos seios, levando a alterações de postura,diminuição do arco plantar, hiperextensão dos joelhos, anteversão pélvica e modificações nos padrões da marcha e do equilíbrio.

A dor lombar, da cervical, da sacroilíaca e ciatalgia,  são comumente identificadas pelas grávidas, incapacitando-as muitas vezes de realizarem as atividades de vida diária, tais como carregar objetos, limpar a casa, sentar e caminhar, além de poder acarretar absenteísmo e distúrbios de sono.

A Fisioterapia, vai atuar nas necessidades da mãe, aliviando a dor e o desconforto provenientes da gravidez, permitindo mais tranquilidade durante os 9 meses.

Este é o “nosso cantinho” onde partilho tudo sobre Fisioterapia Pediátrica, para podermos juntos cuidar da melhor forma do seu bebé.

Pediatria

Contactos